Sobre disciplina

Tenho feito algumas abstinências alimentares nesses últimos dias, por motivos religiosos, lê-se por abstinência "moderação". Para fazer essa moderação tenho que estar atenta ao que como e quando como, e percebi que estava me alimentando no automático. 
Coloquei-me em uma rotina de disciplina que há muito não tinha, principalmente desde o começo da pandemia, quando foram embora as rotinas de horários de trabalho fora de casa. E em casa eu faço quando quero, mas a falta de rotina, para mim, alimenta a falta de atenção em mim. Não preciso me preocupar com a hora de acordar e de dormir, ou com a hora de comer, já que eu faço o meu horário.
Com o jejum percebi que estava comendo por ansiedade e compulsão muitas das vezes, e a disciplina de não comer a todo momento que tenho vontade é angustiante no começo, mas libertadora, pois pouco a pouco me LIBERTO da necessidade de descontar sentimentos na comida. Para me livrar também do pensamento tentador de "preciso descontar em algo", procuro uma atividade para fazer: um trabalho atrasado, um livro que comecei e não terminei, uma música, uma oração, lembrando dos meus propósitos... Algo que detenha minha atenção.

É difícil, e em alguns dias eu falho, mas tenho certeza que esse período me fará mais forte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu sou assim