Sobre os verdadeiros amigos

Desde sempre fui difícil de fazer novas amizades. Fui uma criança tímida, e me considero tímida até hoje. São poucos os que realmente me conhecem, e sempre foi assim.
Quando cheguei na faculdade, tinha 18 anos. E não foi somente um novo ambiente, eu também estava longe de casa, mudei de cidade. No começo foi difícil, porque, além das dificuldades de estar em um novo ambiente, eu estava também com novas pessoas. Minha rede de apoio ficou em São Paulo, e nos falávamos apenas por celular.
Tentei por um semestre inteiro fazer amizade com pessoas que, fui percebendo, não combinavam comigo naquele momento, e me vi sozinha. Passadas as férias de meio de ano, decidi "desencanar" dos vínculos que tinha tentado criar sem sucesso no primeiro semestre. Procurei por um novo grupo de estudos e trabalhos, e, nesse grupo, encontrei outra amiga na mesma situação que eu. Chegamos à conclusão que o acolhimento é diferente para pessoas que são "mais na delas". E então pensei "tá tudo bem".
O tempo passou, fui fazendo amizades com outras pessoas, os colegas de turma foram se aproximando também como turma. Encontrei outros grupos em outros ambientes também.
E, após um outro episódio, me vi sozinha de novo. Tive que redescobrir a minha rede de apoio (que já não é mais a mesma agora, no mundo pandêmico...), com quem me identifiquei e me apoiei por um tempo. Mas, de novo, o tempo passa, as ideias mudam, e, com isso, corremos o risco de os amigos não estarem mais de acordo com nossas ideias. Quem é realmente amigo, permanece, mas quando a amizade é só de momento, o momento passa e ela passa junto. E aí vem o questionamento "Então eu estava sozinha esse tempo todo?" e eu acho que a resposta é sim, mas também não... eu não me sentia sozinha, era uma amizade que foi "eterna enquanto durou", mas que não era pra ser realmente "eterna".
Existem amizades que persistem, e essas serão poucas. Minha mãe sempre me disse isso, eu achava que era coisa de adulto, e é isso mesmo: com o tempo a gente percebe que existem diferentes tipos de amizade, mas que no final do dia, serão poucos os que ali estarão na alegria e na tristeza. E está tudo bem.
Por isso é realmente tão importante encontrar amizade na família, que sempre vai estar ali, "o sangue sempre fala mais alto", mas também saber valorizar os momentos a sós com nós mesmos. Estar só também tem suas delícias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu sou assim